Professor denuncia agressão por alunos após recolher celular durante aula no DF


Vítima foi seguida até parada de ônibus e sofreu agressões. Secretaria de Educação diz que medidas cabíveis estão sendo tomadas. Aluno usando celular na sala de aula em escola no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A Polícia Civil investiga um caso de agressão contra um professor da rede pública do Distrito Federal, nesta terça-feira (18), em Planaltina. De acordo com a denúncia, dois alunos de 17 anos são apontados com os agressores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A Secretaria de Educação confirmou as agressões e disse que o caso ocorreu nas proximidades da escola, após o horário de aula. O professor foi agredido por ter chamado a atenção de um dos alunos sobre o uso do celular durante a aula, ainda segundo a pasta. Desde o início do ano, o uso do aparelho eletrônico está proibido dentro das salas de aula de todo o país.
“Ao sair da escola, o professor foi seguido até a parada de ônibus, onde sofreu agressões por parte de alguns estudantes”, aponta a Secretaria de Educação.
Ainda segundo a secretaria, as medidas cabíveis estão sendo tomadas (veja íntegra da nota abaixo). A vítima de 24 anos preferiu não se identificar e não quis se manifestar. O caso é investigado pela 16ª Delegacia de Polícia como lesão corporal.
Um amigo do professor, que também não se identificou disse à TV Globo que ele foi levou socos na cabeça e no rosto.
“Ele havia mandado os alunos guardarem o celular na sala de aula, acabou precisando chamar a diretora, que recolheu os celulares. Eles não gostaram e, nessa parada de ônibus, ele foi espancado”, conta o amigo.
Uso proibido de celulares
Uma lei federal sancionada em janeiro deste ano proíbe o uso de celulares em escolas do Brasil. No DF, a regra entrou em vigor no último dia 10, primeiro dia do ano letivo.
De acordo com orientações da Secretaria de Educação:
👉Nos casos de uso pedagógico, as atividades devem ser previamente planejadas e monitoradas pela equipe pedagógica;
👉Os estudantes que levarem os celulares para a escola devem mantê-los, desligados, dentro das mochilas;
👉 Se o aluno descumprir as regras, a direção da escola pode adotar medidas disciplinares, como recolher o aparelho para entrega aos responsáveis.]
Veja aqui mais orientações sobre o uso dos aparelhos nas escolas da capital
O que diz a Secretaria de Educação
“A Secretaria de Educação, por meio da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina, informa que um professor do Centro Educacional Vale do Amanhecer foi agredido por estudantes na tarde desta terça-feira (18), nas proximidades da escola.
A situação ocorreu após o docente solicitar que um aluno entregasse o celular durante a aula. Diante da recusa, a equipe gestora foi acionada e recolheu o aparelho, que foi devolvido ao término da aula. Ao sair da escola, o professor foi seguido até a parada de ônibus, onde sofreu agressões por parte de alguns estudantes.
A direção da unidade tomou as providências necessárias, acionando imediatamente os responsáveis pelos alunos para que as medidas cabíveis sejam adotadas. O professor registrou ocorrência junto às autoridades competentes e está recebendo o suporte da escola.
A Secretaria de Educação repudia qualquer ato de violência e reforça seu compromisso em garantir um ambiente escolar seguro e respeitoso.”
LEIA TAMBÉM:
DENÚNCIA: PGR vê ‘descumprimento deliberado’ de ações por Anderson Torres e mais 2 ex-membros da cúpula da segurança pública do DF no 8/1
STALKER: prints de mensagens mostram que suspeito de assediar amiga da esposa elogiou fotos íntimas da vítima encontradas em celular
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.