
Procedimento denominado “Hipodermóclise” consiste na administração de soluções medicamentos via tecido subcutâneo. Profissionais do “Melhor em Casa” durante capacitação
Ascom Semsa / Divulgação
Profissionais que integram as equipes do programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Santarém, oeste do Pará, participaram de um treinamento na terça (18), para a nova técnica de administração de medicamentos e outras soluções por infusão no tecido subcutâneo em pacientes atendidos no PMC e que enfrentam dificuldades na ingestão oral devido a condições clínicas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O procedimento denominado “Hipodermóclise”, consiste na administração lenta de soluções no espaço subcutâneo, sendo o fluido transferido para a circulação sanguínea por ação combinada entre difusão de fluidos e perfusão tecidual. A técnica é indicada em pacientes que enfrentam dificuldades na ingestão oral de fluidos e medicamentos devido a condições clínicas, como comprometimento cognitivo, náuseas persistentes, vômitos incontroláveis, diarreia, obstrução intestinal por neoplasia e sonolência.
Médica Kamila Vieira no treinamento sobre a Hipodermóclise
Ascom Semsa / Divulgação
“É uma técnica que é, relativamente, simples, mas que vai ajudar a garantir uma via de administração de medicamentos e soluções que não sejam via oral. Então, isso ajuda bastante porque nós temos pacientes que têm dificuldades de acesso e que precisam administrar medicação. E essa alternativa possibilita que o atendimento seja realizado em domicílio, sem necessariamente ter que transportar para o hospital. Além do médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem podem realizar o procedimento nos pacientes”, explicou a médica Kamila Vieira.
De acordo com a enfermeira coordenadora do programa, Leidiane Gonçalves, a capacitação da equipe é importante no serviço diário.
“Foi identificada pela equipe essa necessidade do treinamento nessa temática. O objetivo é garantir que os atendimentos realizados aos pacientes que são assistidos pela equipe multiprofissional sejam de qualidade”, afirma a enfermeira.
Slide mostra estrutura da pele
Ascom Semsa / Divulgação
O programa Melhor em Casa busca oferecer atendimento de qualidade no ambiente domiciliar, promovendo a recuperação dos pacientes de maneira mais humanizada e eficiente. Em Santarém, o programa é habilitado para atender uma média de 150 pacientes.
São três equipes multiprofissionais que atendem à área urbana. O principal objetivo é promover a desospitalização da rede hospitalar, incluindo a UPA, HMS e HRBA. Para a inclusão de pacientes, é necessário seguir alguns critérios. As primeiras avaliações são realizadas nas unidades hospitalares e, em seguida, os hospitais acionam a equipe por meio de e-mail.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região