Seis cidades do RS decretam emergência por causa da chuva


Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o sistema de drenagem não deu conta do volume de chuva. Houve transtornos em diferentes regiões da cidade. Seis cidades do RS decretam emergência por causa da chuva
Reprodução/TV Globo
Seis cidades do Rio Grande do Sul decretaram emergência por causa da chuva.
As tempestades deixaram os gaúchos em alerta mais uma vez. As imagens de destruição na BR-116, em Camaquã, lembram a enchente que atingiu o estado quase cinco meses atrás. Desde segunda-feira (23), 48 municípios registraram estragos.
Em Santa Cruz do Sul, o Rio Pardinho atingiu a cota de inundação e a Defesa Civil orientou os moradores a saírem de casa. A água também invadiu casas em Dom Pedrito. O Rio Santa Maria subiu 3 m e mais de 20 famílias precisaram procurar abrigo.
“É estragar tudo, a gente tem que deixar nossas coisas e é muito ruim”, lamenta o autônomo Roberto Xavier.
Em Rio Grande, são mais de 40 pessoas acolhidas depois que os riachos transbordaram.
“Ontem à noite, nós estávamos monitorando, já fizemos alguns resgates e hoje se intensificaram os resgates porque aumentou muito o nível do arroio”, diz Denis Antiqueira, secretário-executivo da Defesa Civil de Rio Grande.
Em Rio Grande, mais de 40 pessoas acolhidas depois que os riachos transbordaram
Reprodução/TV Globo
Os alagamentos se repetem em Porto Alegre. Segundo a prefeitura, o sistema de drenagem não deu conta do volume de chuva. Houve transtornos em diferentes regiões da cidade.
“Tínhamos achado que a água estava mais baixa do que realmente estava. Acho que o carro tinha algum controle de proteção ali que se desligou”, relata.
Os alagamentos se repetem em Porto Alegre
Reprodução/TV Globo
Em Pelotas, a chuva parou. No bairro Farroupilha, um dos mais afetados pelo alagamento, a água escoou, e o dia foi de limpeza nas casas. Uma família prepara a casa para dois moradores idosos poderem voltar.
“Entrou bastante água dentro de casa. Já é a segunda vez no ano e agora estamos fazendo isso aí: levantando os móveis, tirar os mais idosos de casa e se preparar para retomar de novo”, afirma o morador.
Família prepara a casa para dois moradores idosos poderem voltar após alagamento em Pelotas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Cinco meses depois das cheias, temporal tira de casa centenas de pessoas no Rio Grande do Sul
Temporal causa alagamentos, bloqueio de vias e deixa semáforos fora de operação em Porto Alegre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.