
O Combustível Sustentável de Aviação já é usado em alguns países da Europa e da América do Norte. Ele reduz a emissão de gás carbônico entre 70% e 90% em comparação ao querosene de aviação. Pesquisadores brasileiros desenvolveram um produto que pode aumentar a oferta de combustível menos poluente para aviação
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um produto que pode aumentar a oferta de combustível menos poluente para a aviação.
Cada litro de óleo usado, arrecadado por uma instituição de Belo Horizonte, vira dinheiro no fim do mês.
“Isso nos ajuda a manter os nossos projetos sociais e também a expandir nossa capacidade de atendimento, e aumentar o nosso impacto para a sociedade”, diz Bruna Moreira Faria, superintendente de Projetos Instituto Mano Down.
O óleo vai para fábricas de combustíveis sustentáveis, como o biodiesel, que pode ser misturado ao diesel, usado em ônibus, caminhões e máquinas.
Em dois anos, um novo tipo de combustível mais limpo também vai ter que ser usado na aviação. Os operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos. E cientistas brasileiros tentam encontrar uma opção nacional.
No Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadores conseguiram desenvolver, de forma inédita, um catalisador que permite transformar vários tipos de óleo em bioquerosene para aviação. Tecnologia que pode ajudar o Brasil a ter um futuro mais sustentável.
“Esse catalisador, que são esferas onde tem sítios catalíticos, é onde vai acontecer várias reações simultaneamente. E ajustar o tamanho da molécula, a geometria, a estrutura”, diz Vânya Duarte Pasa, coordenadora do Laboratório de Ensaio de Combustíveis da UFMG.
As esferas catalisadoras ficam dentro de um reator:
“O nosso óleo entra, existe uma bomba que vai aspirar e jogar aqui. Esse catalisador consegue converter esse óleo residual. E aí, ao final, ele sai e é recolhido aqui embaixo”, explica Henrique Oliveira, pesquisador visitante.
“O catalisador é o pozinho mágico que auxilia nessa transformação. O que é interessante é que ele consegue processar diferentes matérias-primas sem purificação, o que deixa o processo mais simples e mais barato”, afirma Vânya Duarte Pasa.
Pesquisadores brasileiros desenvolvem produto que pode aumentar oferta de combustível menos poluente para aviação
Jornal Nacional/ Reprodução
O SAF – Combustível Sustentável de Aviação – já é usado em quantidades pequenas em alguns países da Europa e da América do Norte. Da produção à queima, ele reduz a emissão de gás carbônico entre 70% e 90% em comparação ao querosene de aviação.
“A gente já tem a lei, a gente já tem a demanda. A gente ainda não tem o produto. O desenvolvimento de catalisadores que tornem esse processo comercial é de extrema importância”, diz Fabiola Carvalho, pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis.
O Yuri Gontijo Rosa é um dos pesquisadores do novo combustível e acredita que é um trabalho essencial para reduzir a poluição:
“Nunca imaginei que eu poderia fazer parte dessa nova história, a criar até mesmo uma nova matriz energética. Então, estou muito satisfeito com os resultados que essa pesquisa está levando”, conta.
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