Celebração que marca as programações da procissão ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) no centro da capital. A corda de mais de 100 metros foi confeccionada em São Paulo
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Símbolo de fé e amor, a tradicional corda do Círio de Nazaré foi entregue na manhã desta sexta-feira (27) à catedral de São José de Macapá, na área central da capital. A igreja é a responsável pela procissão que arrasta milhares de fiéis todos os anos.
Segundo a organização, a corda foi confeccionada em São Paulo e é entregue há mais de 12 anos por um grupo empresarial do Estado como forma de devoção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O momento desta sexta-feira marca as programações que antecedem o Círio, que neste ano ocorre em 13 de outubro, com o tema “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e ao lema “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
A ideia é consagrar os mais de 100 metros do objeto antes da procissão, por isso, neste sábado (28) ocorre também a missa dos promesseiros (veja o serviço no final desta matéria).
‘De mãos dadas com Maria’
Mais de 100 metros de corda são disputados anualmente
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Criada em 1855, a corda do Círio a princípio foi feita para andar próximo à berlinda, como uma forma de proteção do manto de Nossa Senhora de Nazaré, mas por uma questão de logística, passou para outra área da procissão.
Apesar da mudança, a ideia de caminhar de mãos dadas com Maria permaneceu, isso porque os mais de 100 metros de corda são disputados anualmente por aqueles que de alguma forma querem agradecer pelas graças alcançadas e renovar as preces.
“Ela representa esse vínculo afetivo. Pegar, segurar, puxar a corda é um gesto que simboliza estar ligado à Virgem Maria e consequentemente a Jesus Cristo”, disse Jefferson Souza, coordenador da Pastoral da Comunicação.
São percorridos cerca de quatro quilômetros com a entonação de rezas e cânticos da igreja católica. A procissão reúne no Amapá em média 250 mil pessoas.
Quando a berlinda retorna à catedral de São José, a corda é cortada e os pedaços dela são divididos entre os fiéis.
Serviço:
Missa dos promesseiros
Data: sábado (28 de setembro)
Horário: 19h
Local: Catedral Histórica de São José
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: