![](https://s2-g1.glbimg.com/WHqhgPMsdKQeL8cdAzDfPfkRSKY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/M/sl6FQ4QXGjo5yG3jxSkA/gestao-corporativa-800.jpg)
Com o início programado para março de 2025, as inscrições já estão abertas com vagas limitadas a 15 participantes O programa tem o objetivo de preparar os alunos para os desafios da governança nas organizações
getty images
A Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, lança a primeira turma do MBA em Governança Corporativa. O curso foca em gestão de riscos, ética corporativa, compliance e práticas de governança. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas a 15 participantes. Para garantir matrícula, é necessário apresentar cópia do diploma de graduação, histórico escolar e documento de identificação.
Inscreva-se aqui!
Com proposta pedagógica inovadora, o MBA foi elaborado para enfatizar a aplicação prática da teoria na transformação do ambiente empresarial em que o aluno atua, destinado para quem busca se destacar no mercado global e para quem já ocupa posições consolidadas e deseja aprofundar seus conhecimentos.
O curso é coordenado pelo professor Roberto Aguiar, economista com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e doutorando em Administração na Universidade de Fortaleza. Além de ser conselheiro efetivo do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon/CE), ele possui diversos MBAs, incluindo Controladoria e Auditoria Contábil, Gestão de Projetos, Gestão Ágil e ESG.
Já a curadoria é do professor Clóvis Jungbluth Teixeira, doutor em Administração de Empresas pela Unifor, mestre em Administração e Controladoria pela UFC, com MBAs em Finanças pelo Cesmac e em Marketing pela FGV, e com graduação em Ciências Contábeis pela Unifor.
“As aulas contam com um corpo docente altamente qualificado, comprometido em proporcionar experiência de ensino transformadora”, salienta o professor Roberto Aguiar. Segundo ele, o MBA foi criado para atender as necessidades de profissionais graduados que atuem em alta e média gestão, ocupando posições estratégicas em organizações públicas e privadas.
Com início programado para março de 2025, o curso tem duração de 16 meses e carga horária total de 360 horas-aulas. Os encontros são presenciais e ocorrem semanalmente às segundas e quartas-feiras, das 19 horas às 22h30, proporcionando uma combinação ideal entre prática e profundidade acadêmica.
Metodologia focada na formação de líderes
As aulas são divididas em dois módulos, que abrangem desde os fundamentos históricos e teóricos de governança, até práticas avançadas. Dentro do módulo de Fundamentos, os alunos terão a oportunidade de entender conceitos avançados de Governança Corporativa, assim como os princípios de responsabilidade, transparência e equidade.
Eles poderão analisar criticamente estruturas de governança e identificar os papéis de conselhos e stakeholders.
No Módulo Práticas em Governanças, o centro é o fortalecimento de habilidades em compliance e ética, aprimorando a capacidade de accountability, comunicação e prestação de contas que promove práticas de governança responsáveis e transparentes. Os estudantes vão explorar os desafios do mundo digital e a importância da inovação nas empresas, bem como operações de fusões e aquisições.
O professor Roberto Aguiar ressalta que a estrutura permite que os alunos conciliem os estudos com suas atividades profissionais, ao mesmo tempo em que favorece a interação e o networking.
O MBA em Governança Corporativa traz diferencial na sua metodologia ativa e centrada no aluno, que prioriza o desenvolvimento de competências práticas e estratégicas. Na última disciplina do curso, os alunos poderão simular diversos órgãos colegiados de uma corporação, como o Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria e Compliance, Comitê de Pessoas e Comitê de Inovação.
“As aulas são projetadas para estimular a troca de experiências, a análise de casos reais e a diversidade de perspectivas, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico. O curso não só capacita os participantes com conhecimentos técnicos, mas também desenvolve habilidades interpessoais essenciais, como comunicação, raciocínio lógico e argumentação persuasiva”, ressalta o professor Roberto Aguiar.
Mais informações:
[email protected] | 3477.3174